Windows XP Mode no Windows 8 e Windows 7

Com o fim do suporte para o Windows XP em Abril de 2014, a Microsoft decidiu por não desenvolver o Windows XP Mode para o Windows 8. Porém se você possui o Windows 7 em sua empresa, você pode utilizar o Windows XP Mode, que é uma ferramenta muito útil para ambientes em que é necessário rodar softwares que são compatíveis apenas com o Windows XP, como por exemplo o Internet Explorer 6.
O que é bacana no uso do Windows XP Mode, é que além de permitir rodar lado a lado aplicativos do Windows 7 e do Windows XP, não é necessária aquisição da licença do Windows XP.
O Windows XP Mode é distribuído através de um disco rígido virtual (VHD) e fornece um ambiente virtual de 32 bits do Windows Xp Professional Service Pack 3 (SP3). Para a utilização do Windows XP Mode é necessário a utilização do Windows Virtual PC.

Requisitos do sistema

Sistema operacional compatível: Windows 7, Windows 7 Professional, Windows 7 Ultimate ou Windows 7 Enterprise.
Requisito do disco rígido: 2 GB para a instalação do Windows XP Mode. Espaço adicional de 15 GB no disco rígido por ambiente virtual do Windows.
Observação: É possível usar o Windows Virtual PC para executar o Windows XP Mode no computador. O Windows Virtual PC exige processador capaz de virtualizar hardware, com AMD-V™, Intel® VT ou VIA® VT ativado no BIOS.

Para baixar e instalar o Modo Windows XP

Vá até a página do Modo Windows XP no Centro de Download. Selecione seu idioma. Clique em Baixar. Após o download execute o instalador de acordo com as instruções da tela. Quando a instalação estiver concluída, clique em Concluir.

Para baixar e instalar o Windows Virtual PC

Vá até a página do Windows Virtual PC no Centro de Download. Selecione seu idioma. Clique em Baixar. Selecione uma versão do Windows Virtual PC para instalar, a x86 (Windows6.1-KB958559-x86-RefreshPkg.msu) ou a x64 (Windows6.1-KB958559-x64-RefreshPkg.msu) e clique em Next. Após o Donwload clique em Executar na barra de mensagens do navegador e siga as instruções na tela. Clique em Sim para instalar Atualização para o Windows (KB958559). Se você aceitar os termos da licença, clique em Eu Aceito. Depois que a reinicialização for concluída, clique em Reiniciar Agora para reiniciar o computador.
Observação: A versão x64 funciona com versões de 64 bits do Windows 7. A versão x86 funciona com versões de 32 bits do Windows 7. Para descobrir se seu computador está executando o Windows 7 32 ou 64 bits, clique no Botão Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e clique em Propriedades. As informações sobre 32 e 64 bits aparecem ao lado do Tipo de sistema.

Finalizando a instalação

Após reiniciar o computador, vamos clicar no menu iniciar e navegar até o menu “Windows Virtual PC” e clicar na opção “Windows XP Mode”. Clique em “Aceitar os termos de licença” e depois em Avançar.Em seguida na página Pasta de instalação e credenciais, aceite o local padrão em que os arquivos do Modo Windows XP serão armazenados ou insira um novo local. Digite uma senha, torne a digitá-la para confirmar e clique em Avançar. Na tela Ajude a proteger o seu computador, escolha se deseja proteger o computador ativando as atualizações automáticas e clique em Avançar. Depois clique em Iniciar configuração. Depois que a instalação é concluída, o Modo Windows XP abre em uma janela separada.
Os programas desejados devem ser instalados dentro dessa tela do windows xp, depois de concluída a instalação, feche a janela do windows xp.
Para executar os programas do windows xp no Windows 7, vá até o menu Iniciar e clique em Windows Virtual PC, clique em Aplicativos do Modo Windows XP e clique no programa que deseja abrir.

  Definindo e bloqueando as configurações de proxy no Firefox e no Internet Explorer